Como tratar verrugas de HPV?
- Raissa Carvalho
- 4 de out. de 2024
- 1 min de leitura
A infecção pelo Papilomavírus humano, conhecido como “HPV”, pode se manifestar na forma de verrugas ou não apresentar sintomas.
Esta infecção é considerada uma infecção sexualmente transmissível, e pode afetar áreas genitais como pênis, ânus, períneo (região próxima ao ânus) vulva e colo uterino.
Não é necessário que ocorra sexo com penetração vaginal ou anal para a contaminação, ou seja, a transmissão ocorre por contato íntimo com pessoas infectadas.
O risco do não tratamento de uma infecção por HPV é o desenvolvimento ao longo dos anos de câncer no canal anal e no colo uterino.
O diagnóstico da infecção ocorre pelo preventivo anal e vaginal (coleta com uma escova de material do ânus, vagina e colo uterino) e por biópsia de lesões presentes nas regiões genitais.
Essa semana falamos sobre o assunto em nosso canal do Youtube! Confira o vídeo completo:
Quando presentes, as verrugas devem ser retiradas e a área deve ser cauterizada. A depender do tamanho e quantidade das lesões, pode-se realizar tratamento com cauterização química (uso de ácidos), crioterapia (uso de nitrogênio líquido), eletrocauterização (uso de eletrocautério) e laser (uso de laser de CO2).
Atualmente, o tratamento mais moderno e minimamente invasivo disponível é o laser de CO2, que a depender de cada caso, pode ser realizado em consultório ou centro cirúrgico.
Mesmo após a contaminação pelo vírus HPV, recomenda-se a vacinação, pois a vacina irá proteger contra infecções de outros subtipos de HPV.
Tem alguma dúvida? Me chama no Instagram ou WhatsApp!
Vamos juntos!
Dra. Raissa Carvalho | Proctologista e Cirurgiã Geral
CRM: 197816 | RQE: 111282



Comentários