Tratamento do plicoma anal (excesso de pele na região do ânus)
- Raissa Carvalho
- 16 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
A pele em excesso próxima ao ânus se chama plicoma e pode gerar muito incômodo.

Os principais sintomas da sua presença são: desconforto, inchaço, coceira, dificuldade de higiene, dor, sangramento.
As possíveis causas do plicoma são: cirurgias no local, excesso de esforço para evacuar, cuidados íntimos inadequados como uso de papel higiênico, passagem de fezes endurecidas, rápido ganho ou perda de peso, alta pressão abdominal sobre o assoalho pélvico como ocorre na gestação e por frouxidão de tecidos, que com o tempo, perdem colágeno e elastina.
O tratamento do plicoma é através de sua retirada em consultório ou centro cirúrgico.
Ele não irá desaparecer apenas com uso de medicações ou pomadas.
Para melhora de sintomas, o ideal é manter bons hábitos de cuidados íntimos, manter o bom funcionamento intestinal, atividade física e adequada alimentação.
Em relação aos cuidados íntimos, evite o uso do papel higiênico e prefira higienizar a região com água morna e sabonete neutro de glicerina líquido. Caso não seja possível lavar a região, utilize o lencinho umedecido de bebê sem álcool.
Mantenha o bom funcionamento intestinal comendo pelo menos 30 gramas de fibra diariamente e ingerindo de 30 a 50 ml de água por quilo de peso também diariamente.
Os exercícios físicos ajudam no funcionamento intestinal e evacuação, além de manterem a sustentação dos tecidos, evitando a frouxidão do assoalho pélvico.
Perguntas frequentes:
• Posso retirar o plicoma em consultório?
Sim! Atualmente esse excesso de pele chamado plicoma pode ser retirado com laser de CO2 em consultório com anestesia local. Você vem, realiza o procedimento e vai embora no mesmo dia.
O laser é uma nova tecnologia minimamente invasiva. Ele estimula colágeno e elastina, reduz o desconforto após o procedimento e acelera a sua recuperação pois realiza uma fotobiomodulação que estimula a sua cicatrização.
Aliás, esse foi o tema do vídeo do Youtube dessa semana, confira:
• Em quantos dias poderei retornar às minhas atividades após a retirada do plicoma com laser de CO2?
Você pode retornar às atividades habituais após o procedimento, porém deverá evitar dirigir, pegar peso do chão e realizar exercícios de levantamento de peso do solo por 7 dias.
• Posso retirar o plicoma em centro cirúrgico com sedação e anestesia?
Sim! O procedimento com laser pode ser feito também em centro cirúrgico, quando o paciente preferir dormir durante o procedimento.
Agora não tem mais motivo para viver sofrendo.
Vamos juntos pelo seu autocuidado.
Dra. Raissa Carvalho



Comentários