top of page

Venha saber mais sobre a Doença do Evaristo Costa - Doença de Crohn

  • Foto do escritor: Raissa Carvalho
    Raissa Carvalho
  • 17 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Recentemente o jornalista Evaristo Costa tem falado nas redes sociais sobre o seu diagnóstico de Doença de Crohn. Ele estava internado com um quadro de infecção urinária e apresentou diversos quadros infecciosos, entre eles uma celulite na perna, devido ao enfraquecimento da imunidade causados pela doença.


O jornalista tem relatado sobr a dificuldade de chegar ao diagnóstico e como está encarando o processo deinício de tratamento e controle da doença.


A Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal. É uma condição relacionada à alterações na imunidade, que não tem cura, e o diagnóstico nem sempre é fácil. Ela afeta desde a boca até o 4nus, principalmente o íleo terminal (parte do intestino fino).


Quem tem a doença nasce com uma predisposição, mas nem sempre começa os sintomas na infância, ou seja, sintomas podem se iniciar em qualquer idade.


Os principais sintomas são dores na barriga, diarréia, sangue nas fezes, fadiga, emagrecimento. Podem ocorrer manifestações extra- intestinais como feridas e aftas na boca, alterações na pele, dor articular, alterações na visão.


E o que a internação pela infecção de urina tem a ver com a doença de Crohn do Evaristo? Por ser uma doença relacionada à imunidade, ela pode também prejudicar a defesa do organismo contra infecções, causando a série de infecções que o jornalista Evaristo relatou ter sofrido nos últimos meses.


O diagnóstico da Doença de Crohn é feito pela avaliação clínica em consulta e exames de sangue, fezes (calprotectina fecal), exame de endoscopia e colonoscopia, e exames de imagem, como tomografia e ressonância.


O tratamento é baseado no acompanhamento com equipe multidisciplinar com profissionais como médico, nutricionista, psicólogo. Além disso, o tratamento envolve também uso de remédios que podem ser em forma de comprimido, injeção ou na veia.


Hoje Evaristo Costa teve alta do Hospital para continuar o tratamento da infecção em casa com antibiótico via oral. Força!


Para você que tem alguns destes sintomas, é importante passar em avaliação em consulta por um profissional especializado para entender o seu caso.


Vamos Juntos!


ResponderEncaminhar

Adicionar reação


 
 
 

Comentários


  • pin-gps
  • ss
  • Whatsapp
  • alt.text.label.Instagram

Responsável Técnico: Raissa Carvalho • CRM: 197.816
Dra. Raissa Carvalho. Todos os direitos reservados

bottom of page